Verticall Designer Ltda

Criar um Site Grátis Fantástico

Divine Design 1

Divine Design 1

Egg Chair, 1956
Design: Arne Jacobsen
Manufacturer: Fritz Hanson


Arne Jacobsen (1902-1971) foi um dos mais

influentes Arquitetos e  designers da Dinamarca  

do século 20 . Ambos os edifícios e produtos,

assim como seu Swan e cadeiras Egg, combinam

ideais modernistas com um amor nórdicos do

naturalismo.

 Um dinamarquês que falava muito pouco Inglês. 

Raramente deixava seu estúdio de Copenhagen.

Mas  em 1958  foi contratado para projetar um

novo colégio para Oxford University, um arquiteto

eminente enviou uma carta ao The Times

descrevendo-o como o pior insulto à arquitetura

britânica desde o século 11, quando um francês

tinha sido confiada a reconstrução da catedral de

Canterbury.

Implacável,  veste prosseguiu com a comissão e

Arne Jacobsen começou a trabalhar no design do

Colégio de Santa Catarina. Jacobsen acreditava

que o design de cada elemento de um prédio deve

ser harmonioso - até as maçanetas. Ele insistiu em

acrescentar uma cláusula em seu contrato,

afirmando que: ". Professor Jacobsen deve realizar

o máximo possível do projeto da paisagem e do

design de instalações e equipamentos"

Jacobsen interpretou isso como sendo dada carta

branca para  tudo, desde o tom exato de cinza para

as cortinas, para a altura das árvores de cedro que

plantou no quadrilátero e a combinação de peixes -

chub e dourada Carpa - para ser colocado na lagoa.

O resultado é um completamente coerente, de

proporções perfeitas campus, mas muito graciosa:

o projeto  tem  se mantido mais ou menos

inalterada desde a sua conclusão em 1963.

Como um arquiteto e um designer industrial,

Jacobsen sempre se esforçou para alcançar esta

graça e coerência. No processo, ele emergiu como

o arquiteto mais influente dinamarquês do século

20 e o designer de tais clássicos modernistas

como os presidentes Swan, Egg e Ant, bem como o

aço inoxidável, resumo em forma de talheres que o

diretor Stanley Kubrick escolheu como adereços

timelessly futurista para seu filme de 2001: Uma

Odisséia no Espaço.

Nascido em Copenhagen em 1902, Arne Jacobsen

trabalhou como pedreiro aprendiz antes de ganhar

um lugar para estudar arquitetura na Academia

Real das Artes em 1924. Humilde em seu primeiro

emprego. Há ecos com os de outros grandes

arquitetos como John Soane e Mies Van Der Rohe

Ludwig, que trabalhou para seus pais como

pedreiro e pedreiro, respectivamente. Também

imbuído Jacobsen com o amor de materiais, que se

tornou uma característica dominante da sua obra.

Como estudante, Jacobsen viajou para Paris para o

chão quebrando-1925 Exposition Internationale des

Arts Décoratifs, onde ganhou uma medalha de

prata para um projeto da cadeira. Nessa viagem,

ele ficou impressionado com a estética pioneira do

pavilhão de Le Corbusier L'Esprit Nouveau, como

foi outro estudante de arquitetura, Luis Barragán,

que estava destinado a ser tão influente em seu

país, México, como Jacobsen seria na Dinamarca.

Antes de deixar a Academia, Jacobsen também

viajou para Berlim, onde descobriu a arquitetura

racionalista de Mies e Groupius Walter. Seu

trabalho influenciou seus primeiros projetos na

Dinamarca, incluindo um projeto para uma galeria

de arte que lhe rendeu uma medalha de ouro

quando ele se formou na Academia.

Como a maioria dos jovens arquitetos, Jacobsen

começou por desenhar casas particulares que, no

caso dele, fundida a simplicidade racionalista que

ele admirava na obra de Mies e Corb com o

classicismo de seus mentores escandinavos,

nomeadamente o veterano sueco Erik Gunnar

Asplund arquiteto. A mesma combinação foi

aparente em projetos maiores Jacobsen, tais como

uma extensão da fábrica de produtos

farmacêuticos eo Novo Hus Stelling em

Copenhague. Com ambos, Jacobsen teve o cuidado

de integrar os novos edifícios com seu entorno.

Comissões de arquitetura diminuiu durante a

Segunda Guerra Mundial, até porque os materiais

de construção eram tão escassos. Por ser judeu,

Jacobsen também foi ameaçado pela ocupação

nazista da Dinamarca. Em 1943, ele deixou o país

por remo através do som em um pequeno barco por

dois anos de exílio durante a guerra na Suécia,

onde ele projetou tecidos e papéis de parede. Lá,

ele foi inspirado pela rica herança cultural da

Escandinávia e da beleza natural. Quando ele

voltou para a Dinamarca em 1945, o país precisava

urgentemente de novas habitações e edifícios

públicos. Casas final de 1940 Jacobsen e blocos de

apartamentos foram bastante espartano em design

e destinados a ser construído em velocidade. Na

década de 1950, ele havia se tornado mais

experimentais em projetos como o complexo de

1952 e sua Allehusene 1.955 casas Søholm. Em

1957, experimentos Jacobsen culminou na Casa

circular Round que ele desenhou para o gerente de

uma fábrica de peixe-fumo local na ilha de

Sjaellands.

Durante os anos 1950, tornou-se cada vez mais

interessados ​​Jacobsen em design de produto

inspirado pelo trabalho dos designers de móveis

dos EUA, Charles e Ray Eames. Ele também foi

influenciado tanto pelos ideais de sua esposa

designer têxtil, Joanna, e do italiano design

historiador Ernesto Rogers, que acreditava que o

design de cada elemento foi igualmente importante

"da colher à cidade".

Em 1951, Jacobsen concluiu os trabalhos em

Presidente Ant - Modelo 3100, um assento de

madeira compensada intricada moldado em três

splindly pernas de aço. Isto foi seguido pela forma

mais simples ampulheta do modelo 1955 3107 -

Série Presidente 7. Como o Ant, a Série 7 foi

perfeito para a luz da vida moderna ser, compacto

e de fácil empilháveis, mas nem mesmo Jacobsen

poderia ter antecipado que se tornaria uma das

cadeiras mais populares do final dos anos 20 e

início do século 21, mesmo apresentando no

conjunto da BBC EastEnders novela.

Ao final dos anos 1950, Jacobsen foi dada uma

oportunidade de colocar suas teorias de design e

arquitetura integrada em prática o projeto do

Terminal e Ari SAS Royal Hotel em Copenhague.

Ele desenhou todos os elementos da construção de

sua estrutura arranha-céus até os cinzeiros de

cerâmica vendida na loja de souvenir e os talheres

de aço inoxidável depois escolhida por Kubrick em

2001: Uma Odisséia no Espaço. Jacobsen também

criou um outro par de cadeiras clássicas do século

20 para o hotel em 1957 de Swan e Egg com

impressionante organicamente forma assentos

estofados em bases delgadas de metal.

O funcionalismo elegante do Royal SAS Hotel e

1950 escolas Jacobsen tinham construído e em

torno de Copenhagen convenceu a veste de Oxford

que estavam em turnê na Escandinávia em busca

de um arquiteto para College St Catherine, que ele

era o candidato ideal. Juntamente com a SAS

Royal Hotel e do Banco Nacional depois da sede da

Dinamarca, Santa Catarina é considerada uma das

obras arquitetônicas Jacobsen.

A partir da década de 1950 Jacobsen, ou "o homem

gordo", como era chamado, era a figura dominante

na arquitetura dinamarquesa, mas fora da

Dinamarca, ele deixou sua marca como um

designer de móveis e produtos. Bem como o Cisne,

Egg e Série 7, ele foi responsável por outro

clássico do século 20, o Cylinda Line inox kit

cocktail de aço e de mesa, que ele projetou em

1960 para Stelton, uma empresa dirigida por seu

filho adotivo Pedro Holmblad. Jacobsen passou

três anos finessing o projeto e, finalmente,

produziu uma coleção de 17 objetos para Stelton,

todos com base na forma de um cilindro. Quando a

Linha Cylinda foi lançado, as vendas foram tão

pobre que Holmblad enviou sua esposa para as

lojas de departamento Copenhagen para colocar

ordens para isso. A Linha Cylinda então passou a

ganhar inúmeros prêmios internacionais de design.

Meses antes de sua morte em 1971, Arne Jacobsen refletiu sobre sua carreira. "O fator fundamental é proporcional", concluiu. "Proporção é precisamente o que faz com que os velhos templos gregos bonito ... E quando olhamos para alguns dos edifícios mais admiradas do Renascimento ou do Barroco, percebemos que todos eles são bem proporcionado. Isso é o essencial."

 

                                                  SAS Royal Hotel, Copenhagen, 1956-61
                                                             Architect: Arne Jacobsen

                           National Bank of Denmark, 1966-1978
                                     Architect: Arne Jacobsen

 

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fPiRH5W_Xg0

click

 

 

Translate this Page




                                                              

    VERTICAll

                                      Idéias / Conceito / Originalidade